Extintores e Acessórios

Os extintores, baldes de areia e mantas ignífugas são equipamentos de primeira intervenção que podem ser utilizados por qualquer pessoa na fase inicial de um incêndio. Não são meios para combater fogos de grandes dimensões, mas para evitar que se transformem num incêndio de difícil extinção.

 

Extintores de Pó Químico

Agem principalmente por abafamento. Há várias composições de pó, o mais comum, do tipo BC é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento. Como gás de pressurização recomenda-se o uso de nitrogênio.

Pó ABC (múltiplo uso, polivalente, para fogo em sólidos, líquidos inflamáveis e eletricidade). Seu principal componente, o fosfato monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola.

Extintores Halogenados

 Agem por abafamento. Não danificam equipamentos eletrónicos sensíveis. Altamente eficiente, mais eficiente que o CO 2. São aplicáveis para as classes de fogo A, B e C.

Extintores Gás Carbónico (CO2)

 Agem por abafamento e por resfriamento em ação secundária. É um gás sem cheiro, sem cor e não conduz eletricidade, sendo recomendado na extinção de fogo classes B e C. Quando usado em grandes quantidades (sistemas automáticos de extinção) é asfixiante.

Extintores de Água

Agem inicialmente por resfriamento. A sua ação por abafamento ocorre devido à sua capacidade de transformação em vapor, na razão de 1 litro de água para 1.500 litros de vapor. Específico para classe A.

Extintores de Espuma

 Agem primeiro por abafamento e de forma secundária por resfriamento. Quando a espuma é do tipo AFFF (aqueous film forming foams), o líquido drenado forma um filme aquoso na superfície do combustível dificultando o reacendimento. É ideal para extinguir fogo classe B.